Alta da Selic compromete desenvolvimento sustentável de setores estratégicos, alerta Firjan

coisasdapolitica.com

A Firjan divulgou nota nesta semana criticando o novo aumento da taxa básica de juros no governo Lula, de 12,25% para 13,25% ao ano. Segundo a entidade, a elevação dos juros vai intensificar o processo de desaceleração da indústria nacional. Recentemente, a produção industrial teve duas quedas consecutivas e está 15% abaixo do nível máximo da série histórica, alcançado em 2011.

A queixa não é à toa, já que houve uma quarta queda seguida no Índice de Confiança do Empresário Industrial, que iniciou 2025 apontando pessimismo. “A alta dos juros não apenas compromete o desenvolvimento sustentável de setores estratégicos, mas também restringe os investimentos necessários para impulsionar a produtividade”, alerta a Firjan.

Em um cenário global marcado por incertezas, a Firjan desta que torna-se essencial reduzir vulnerabilidades domésticas e elevar a produtividade.

“Para isso, é indispensável uma reforma fiscal crível e estruturada que alivie o alto comprometimento com despesas obrigatórias e abra espaço para investimentos. Sem isso, o dólar continuará pressionado, as expectativas de inflação permanecerão altas e os juros seguirão elevados. Isso prolongará a perda de confiança do setor produtivo e restringirá investimentos em inovação, infraestrutura e tecnologia, pilares essenciais para o crescimento econômico sustentável”, finaliza o comunicado.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress