Ao contrário de Lula, 73% dos brasileiros acreditam que houve fraude nas eleições da Venezuela, contra penas 13% que consideram legítimo o pleito que reelegeu o presidente Nicolás Maduro. É o que mostra pesquisa recém divulgada pelo instituto RealTime BigData. Outros 14% não sabem ou preferiram não opinar.
O levantamento, encomendado pela revista Crusoé e que entrevistou mil brasileiros, também aponta que 79% consideram a Venezuela uma ditadura, contra 15% que acreditam ser uma democracia.
O presidente Lula classificou como “normal” o processo eleitoral no país vizinho e disse que não “há nada grave” o ocorrido na Venezuela, onde ocorrem protestos e prisões.. Sobre as manifestações que eclodiram logo após as eleições venezuelanas, minimizou os atos, avaliando que é “é normal que tenha uma briga”.
“Como resolve essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça o processo. E vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar”, completou o presidente Lula.
Após a divulgação do resultado das eleições na Venezuela, a Executiva Nacional do PT de Lula divulgou nota classificando o processo eleitoral como uma jornada “pacífica, democrática e soberana”, mesmo após a proclamação de Maduro sem a divulgação das atas da votação.
Organizações de esquerda, como o Movimento dos Sem Terra (MST), também divulgaram notas congratulando Maduro pela vitória nas urnas.