Que tal uma pizza? Confira esse e outros códigos para pedir socorro sem se expor

Jefferson Lemos

Recente pesquisa Preply, plataforma on-line de aprendizado de idiomas que conecta professores e centenas de milhares de alunos em 180 países, revelou que menos da metade dos brasileiros não sabem se comportar diante de sinais de perigo. O levantamento foi realizado em 27 países.  Mas quais são os sinais de emergência mais e menos conhecidos pelos brasileiros? A seguir são apresentados os resultados referentes ao Brasil:

O sinal mais conhecido é ligar para um número de emergência e pedir uma pizza (no Brasil também pode ser hamburger ou açaí), como forma de pedir ajuda sem levantar suspeitas do agressor. Cerca de 49% dos entrevistados conhecem essa prática.

Em seguida, 25% dos entrevistados conhecem o sinal do ponto preto na palma da mão, que é utilizado para indicar situações de violência doméstica.

Em relação aos códigos de emergência menos conhecidos, 14% sabem que pedir um Angel shot aos bartenders e ao pessoal de segurança pode sinalizar um problema: se pedido “puro”, a vítima será acompanhada até o carro; “com gelo” significa que um táxi será chamado; e “com limão” significa que as autoridades serão acionadas.

O significado da sigla STAN, que indica “envie as autoridades agora”, é conhecido por 12% dos entrevistados.

Finalmente, apenas 11% dos entrevistados brasileiros conhecem o código de pedir “falar com a Ângela” em bares e baladas, utilizado para pedir ajuda de maneira discreta.

Outros códigos, como desenhar um “X” vermelho na palma da mão ou dobrar os dedos por cima do polegar não foram citados pela pesquisa.

Mulher é salva após ligar para o 109 e pedir pizza

Na madrugada do último dia 29, uma mulher foi salva ao ligar para o 190 e pedir uma pizza enquanto era mantida há três dias em cárcere privado. O caso ocorreu na região de Samambaia, no Distrito Federal (ouça áudio acima).

Os policiais foram ao endereço e libertaram a mulher, que contou que era vítima de estupro e tortura por um homem de 60 anos.

190: Polícia Militar
Mulher: Boa noite, amigo. Eu fiz um pedido, pelo amor de Deus

190: Pedido de que?
Mulher: Pedi uma pizza e não está vindo

190: Qual o nome da senhora? Eu entendi o que a senhora tá falando. Vou mandar até um refrigerante geladinho. Qual o endereço completo aí, senhora?
Mulher: Você pode vir logo? Eu estou com fome

190: Vai rapidinho tá? É só aguardar
Mulher: Obrigada, eu agradeço. Gratidão (disse chorando)

 

  • Imagem/Divulgação
Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress