O governador Cláudio Castro (PL) inaugurou nesta quinta-feira (19) o Laboratório de Extração e Análise de Dados da Polícia Civil, um avanço tecnológico que, segundo ele, promete elevar a inteligência investigativa no estado. Com investimento de R$ 23 milhões, o novo espaço, localizado na Agência Central de Inteligência, no Centro do Rio, permitirá ampliar em 16 vezes a capacidade de extração de dados de dispositivos eletrônicos.
“Estamos entregando à sociedade uma ferramenta que é um divisor de águas na segurança pública do Rio. Investir em tecnologia de ponta é garantir investigações mais rápidas, precisas e que tragam resultados efetivos para a população”, afirmou Castro, destacando o compromisso com o fortalecimento das forças de segurança no estado.
O laboratório utiliza a mais recente versão do software Cellebrite, reconhecido mundialmente pela eficiência em investigações, e conta com sistemas de alta segurança, como biometria, para proteger o acesso ao espaço. O programa anterior, que já é usado pela instituição, foi decisivo em diversas investigações, como no caso do homicídio do menino Henry Borel.
O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, celebrou o investimento como um marco histórico, destacando que a combinação de tecnologia e valorização do trabalho humano vai dar celeridade nas investigações e prisões de líderes de facções criminosas.