Espiritualidade e história: fim de semana marcado por celebração a São Pedro em Maricá

coisasdapolitica.com
Rodas de oração, missas, shows e procissão nas águas marcaram comemoração do santo dos pescadores (Divulgação/PMM)

A Prefeitura de Maricá apoiou a celebração, marcada por muita fé e tradição, no Dia de São Pedro. E não só neste domingo (29/06), a data oficial da comemoração, que o santo dos pescadores foi lembrado. Durante todo o fim de semana, cantos e devoção foram os pilares para manter viva a espiritualidade e história do município – que, vale frisar, é profundamente ligado à pesca e ao mar.

Nas comunidades pesqueiras de Guaratiba, Zacarias, Cordeirinho, Ponta Negra e Araçatiba, a tradição foi mantida com uma programação que teve café da manhã, oração seguida de procissão nas águas, shows e missas. As festas populares também reuniram moradores, pescadores e visitantes em uma celebração de muita fé e identidade.

“Temos uma tradição muito forte aqui na cidade devido a uma história pesqueira que existe há mais de 100 anos. A pesca foi um dos primeiros empregos do município. Houve a determinação para que valorizássemos a classe dos pescadores e assim seguiremos. Celebrando São Pedro e Maricá”, disse o secretário de Pesca, Xandi de Bambuí.

As procissões marítimas foram pontos altos nas comemorações. Com embarcações enfeitadas com bandeiras e a imagem de São Pedro sendo levada como símbolo de proteção e gratidão, fiéis navegaram pelas lagoas da cidade. Tradicionalmente, os pescadores, que dependem das águas para o sustento, renovam seus pedidos de bênçãos e bons ventos, em um gesto de respeito pela natureza e pelas raízes da profissão.

“É com muita alegria que nos reunimos nesse dia para celebrar a vitória de Cristo através de São Pedro. Para todos, é muito importante resgatarmos essa comemoração”, afirmou o Diácono Raimundo, antes da realização da oração e procissão marítima de Ponta Negra.

Em Cordeirinho, no loteamento Marinelândia, além da homenagem a São Pedro com o desfile dos barcos no canal local, houve tenda com muita música e barracas com comidas típicas deste época do ano à disposição dos moradores.

Equoterapia muda vidas em Maricá: tratamento com cavalos transforma a realidade de crianças e jovens com deficiência

Comemorações terminam a noite

Mais do que uma homenagem religiosa, o Dia de São Pedro em Maricá é uma demonstração de amor à tradição e um reconhecimento de identidade maricaense. Nesse contexto de reafirmação com o povo local, um palco foi montado em Araçatiba para celebrar a data com shows.

No último sábado, a pagodeira Marvvila e o sertanejo João Gabriel embalaram a multidão na orla da lagoa. Já neste domingo (29/06), a partir das 20h, o cantor Suel também sobe ao palco para fechar com chave de ouro as festividades.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress