Durante a sessão desta quarta-feira (20), o deputado estadual Alan Lopes (PL-RJ) exibiu por alguns segundos um vídeo com cenas de esquartejamento na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A ação, segundo ele, foi para chamar a atenção da população sobre políticos que defendem direitos humanos para criminosos que agem com extrema crueldade.
Jovem assassinada em Senador Camará é o estopim da discussão
O episódio ocorreu após parlamentares comentarem o assassinato brutal de Sther Barroso dos Santos, de 22 anos, estuprada e morta por criminosos na comunidade da Coreia, em Senador Camará, Zona Oeste do Rio. A jovem Sther Barroso dos Santos se recusou a sair de um baile funk na companhia do marginal Coronel, apontado como autor e mandante do espancamento da mulher, cujo corpo foi deixado na porta da casa da família.
Poubel cobra posicionamento da esquerda: ‘Silêncio ensurdecedor’
O líder do PL na Alerj, deputado Filippe Poubel, criticou a ausência de manifestações de parlamentares da esquerda, que desde a segunda-feira não haviam se pronunciado sobre a morte de Sther Barroso dos Santos.
Somente após a fala de Poubel, que cobrou uma posição da Comissão de Direitos Humanos da Alerj sobre o caso, o plenário da Casa começou a discutir o assassinato da jovem.
Alan Lopes exibe vídeo e dispara: ‘É isso que eles defendem’
Presidente da Comissão de Educação da Alerj, Alan Lopes fez um discurso inflamado, direcionado às famílias fluminenses. O deputado lembrou que a realidade é de crimes brutais com a defesa de direitos humanos, por parte da esquerda, para “vagabundos que fazem covardia com o povo do Rio de Janeiro”.
Alan chamou a atenção de mães, pais, filhos, que saem de manhã para trabalhar, estudar e estão à mercê de criminosos “que a esquerda defende e que os direitos humanos defendem”, para em seguida pegar o seu celular e mostrar por segundos cenas de um vídeo de um homem sendo esquartejado.
“Olha lá, picotando o cara, cortando o cara, é isso aqui que eles defendem. Toda a esquerda defende isso aqui. Esses são os merecedores dos direitos humanos”, afirmou, ao mostrar o vídeo chocante.
Um apelo às famílias: ‘Repensem bem o que vocês estão fazendo’
O deputado alertou pais, mães e filhos sobre a realidade enfrentada nas ruas do Rio de Janeiro.
“Então, você que vota na esquerda, tá aqui ó. É isso aqui que eles defendem. Repensem bem o que vocês estão fazendo”, alertou o deputado Alan Lopes.
Minuto de silêncio em homenagem à vítima
A presidente da sessão, deputada Tia Ju (Republicanos), encerrou o momento com um minuto de silêncio em solidariedade à família de Sther Barroso dos Santos.