O sabor autêntico da zona rural de São Gonçalo conquistou espaço no Rio+Agro – Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, que teve início nesta quarta-feira (1º) no Riocentro, Rio de Janeiro. Representando o município, governado pelo prefeito Capitão Nelson, o produtor Paulo César Novaes, conhecido como Paulo do Melado, é um dos expositores do evento, considerado um dos maiores do setor agroambiental no Estado.
Do Sítio à vitrine internacional
Aos 60 anos, Paulo mantém viva uma tradição familiar no Sítio do Melado, onde cultiva cerca de 10 hectares de cana-de-açúcar para produzir melado artesanal, livre de agrotóxicos. O diferencial do produto está nas variedades exclusivas de cana, desenvolvidas com apoio técnico da Pesagro-Rio, que acompanha o solo e o manejo sustentável da plantação.
Parque RJ São Gonçalo entra na reta final e promete transformar lazer no Boa Vista
Autoridades celebram o protagonismo local
O vice-prefeito João Ventura e o secretário de Agricultura e Pesca, Magno José (o Magu dos Brinquedos), marcaram presença no evento e celebraram a participação do produtor gonçalense. “Paulo é uma potência da nossa terra. Seu melado é natural, sem agrotóxicos, e representa o que temos de melhor. Queremos apoiar e valorizar quem produz em São Gonçalo”, afirmou Ventura.
Mais que um fórum: um palco para o futuro rural
Além da exposição de produtos, o Rio+Agro promove debates, networking com especialistas e líderes do setor, e uma programação cultural com shows até sexta-feira (3). Para Magno José, a presença de Paulo no evento “simboliza a força da agricultura familiar e a valorização das raízes culturais de São Gonçalo”.
Com sabor, história e sustentabilidade, São Gonçalo mostra que o campo também é protagonista no desenvolvimento ambiental do Estado.