A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, completa uma semana de portas fechadas após ter sido invadida por criminosos. Diante da paralisação no atendimento à população, o deputado estadual Rafael Nobre (União) lançou um apelo contundente: quer que o governo estadual assuma a gestão da unidade e que o policiamento na região seja intensificado.
Indicações oficiais pedem estadualização e reforço policia
Duas Indicações foram protocoladas na Alerj:
– A Indicação Nº 5920/2025 solicita ao governador a estadualização da UPA.
– A Indicação Nº 5921/2025 pede ao Executivo reforço ostensivo da segurança no entorno da unidade.
Deputado Rafael Nobre propõe núcleo de hemoterapia em Nilópolis para salvar vidas
Protesto mobiliza moradores e ganha repercussão nas rede
Durante um protesto de moradores pela reabertura da UPA, Nobre gravou um vídeo nas redes sociais cobrando ação do prefeito Eduardo Paes (PSD). “Essa não é a primeira nem será a última unidade próxima de uma comunidade”, afirmou, lembrando que outro posto de saúde na região também foi fechado há dois meses.
“São cerca de 200 mil pessoas que dependem dessa unidade”, alertou o parlamentar, que também enviou o pedido ao secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Segundo ele, a reabertura é urgente e vital para a população local.
Gestão estadual como alternativa à inércia municipal
Nobre ainda relatou ter conversado com o comandante do 41º BPM, coronel Maia, que garantiu a permanência do policiamento. No vídeo, o deputado mostra viaturas e o caveirão da PM posicionados próximos à UPA.
Caso a prefeitura não reabra a unidade, Nobre defende que o Estado assuma a gestão para garantir recursos, infraestrutura, equipamentos e profissionais. “A estadualização é uma saída para restabelecer o atendimento, fortalecer a rede pública e garantir acesso à saúde para Costa Barros e bairros vizinhos”, concluiu.