Vereador do Rio é destaque mundial na ONU

Jefferson Lemos
Salvino Oliveia foi destaque no evento mundial que celebra iniciativas que transformam comunidades por meio da tecnologia e da ação social (Reprodução/Redes Sociais)

O Brasil ganhou voz no palco internacional com a consagração do vereador do Rio Salvino Oliveira (PSD) como um dos cinco jovens homenageados no Young Activists Summit (YAS25), realizado na sede da ONU em Genebra. O evento, que reuniu líderes emergentes de diferentes países, celebra iniciativas que transformam comunidades por meio da tecnologia e da ação social.

Em suas redes sociais, Salvino celebrou a conquista com emoção:
“Entre mais de 500 inscritos do mundo inteiro, tive a honra de me tornar o segundo brasileiro a receber esse prêmio. Representar a nossa juventude e mostrar que, mesmo vindo da Cidade de Deus, a nossa luta pode ganhar o mundo é uma emoção enorme. Sempre digo: ‘Talento temos em todos os lugares. O que faltam são oportunidades!’”.

Da Cidade de Deus ao mundo

Nascido e criado na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Salvino enfrentou de perto os obstáculos que afastam jovens da educação. Aos 15 anos, decidiu reagir: fundou um projeto de tutoria gratuita que começou em encontros informais e se expandiu até se tornar um movimento de impacto, abrindo portas para centenas de jovens da periferia.

Hoje, o jovem líder preside a Comissão de Educação da Câmara do Rio de Janeiro, onde alia tecnologia e políticas públicas para ampliar o acesso ao aprendizado e fortalecer a juventude carioca.

‘Do Hashtag à Ação’

Com o tema “Do Hashtag à Ação”, a edição de 2025 do Summit destacou como ativistas digitais estão transformando mobilizações online em mudanças concretas, enfrentando ao mesmo tempo os desafios da era digital, como desinformação, discurso de ódio e cyberbullying.

Os outros laureados do YAS25

– Dev Karan (17, Índia) – Conservação da água com soluções tecnológicas de baixo custo
– Aminata Savané (25, Costa do Marfim) – Inclusão digital e segurança
– Marina El Khawand (24, Líbano) – Inovação digital para saúde acessível
– Rena Kawasaki (20, Japão) – Participação juvenil e engajamento cívico digital

O encontro foi moderado pela ativista climática indonésia Melati Wijsen, fundadora do movimento Bye Bye Plastic Bags e da plataforma YOUTHTOPIA, no histórico Salão da Assembleia do Palais des Nations.

Com esta vitória, Salvino Oliveira não apenas leva o nome do Brasil ao cenário global, mas reafirma que a periferia também é berço de líderes capazes de inspirar e transformar o futuro.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *