Honraria reconhece personalidades que contribuem para o fortalecimento do comércio, dos serviços e do turismo fluminense
O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, condecorou, nesta terça-feira (10/02), com a Ordem do Mérito Comercial Estácio de Sá personalidades que se destacam pelo impacto de suas iniciativas no desenvolvimento do comércio, dos serviços e do turismo no Rio de Janeiro. Também participaram da entrega das comendas o Chanceler Pedro Wähmann, o Secretário Paulo Romano e o Conselheiro de Ética, Nestor Porto, que compõem, junto com o Grão-Mestre Antonio Florencio de Queiroz Junior, o Conselho da Ordem.
A cerimônia lotou o auditório da Fecomércio RJ reunindo empresários, lideranças setoriais e representantes institucionais cujas atuações se tornaram referências para o setor terciário fluminense. A solenidade reforçou o papel da Fecomércio RJ na valorização do empreendedorismo, da livre iniciativa e do ambiente de negócios como fundamentos para o crescimento econômico sustentável do estado.
“Essa iniciativa é uma inspiração vinda do presidente da CNC, José Roberto Tadros, que deu ao Sistema Fecomércio RJ toda a orientação necessária para a criação da homenagem. Cada um dos agraciados aqui carrega uma história de trabalho, de coragem, de compromisso com o coletivo e de amor pelo Rio. Histórias que inspiram e que deixam marcas duradouras. A Ordem do Mérito Comercial Estácio de Sá simboliza o reconhecimento a quem dedica sua vida à livre iniciativa, ao fortalecimento do comércio e à construção de uma sociedade mais justa e próspera”, afirmou o presidente da Fecomércio RJ e Grão-Mestre da Ordem, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Instituída para reconhecer trajetórias marcadas pelo mérito, pela relevância e pelo compromisso com o desenvolvimento econômico e social, a Ordem do Mérito Comercial Estácio de Sá homenageia o fundador da cidade do Rio de Janeiro e simboliza valores como dedicação, responsabilidade pública e contribuição efetiva para a sociedade.
“Esta comenda é muito singular. Ela brota de uma instituição que, desde a sua criação, oferece oportunidades para milhares de brasileiros que a sociedade não enxerga, propiciando acesso à qualificação, à capacitação e à formação profissional. A Fecomércio RJ valoriza o empreender e a luta pelo desenvolvimento”, ressaltou o consultor da Presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite, agraciado no Grau de Grande Oficial, em seu pronunciamento representando os homenageados.

Veja a lista completa dos agraciados:
Otavio Leite – outorga no Grau de Grande Oficial
Angela Costa – outorga no Grau de Comendadora
Nilo Sérgio Félix – outorga no Grau de Comendador
Humberto Mota – outorga no Grau de Comendador
Antonio Melo Alvarenga Neto – outorga no Grau de Comendador
Daniel Homem de Carvalho – outorga no Grau de Comendador
Marlene Neder Amendoeira – outorga no Grau de Oficial
Silvino José Rodrigues de Sousa – outorga no Grau de Oficial
Natan Schiper – outorga no Grau de Oficial
Jorge Luiz das Neves Morais – outorga no Grau de Oficial
José Essiomar Gomes da Silva – outorga no Grau de Oficial
Esther Gomes Gonçalves – outorga in memoriam no Grau de Cavaleiro
Angela Maria Constantino Barberio – outorga in memoriam no Grau de Cavaleiro
Amando Bloch da Cunha Valle – outorga in memoriam no Grau de Cavaleiro
Antonio Silva Duarte – outorga in memoriam no Grau de Cavaleiro
Júlio Cézar Rezende de Freitas – outorga in memoriam no Grau de Cavaleiro

Sobre a Fecomércio RJ
Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem por aproximadamente 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.
