Alerj: Estado do Rio poderá ter aplicativo para informar horários em tempo real dos ônibus intermunicipais

Editoria Slider (carrossel) Política

As empresas concessionárias de transporte público coletivo por ônibus intermunicipais poderão disponibilizar informações aos passageiros, em tempo real, através de aplicativo gratuito para dispositivos móveis. A autorização consta no Projeto de Lei 10/23, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (19/03), em primeira discussão. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.

Segundo o projeto, o aplicativo poderá informar os horários previstos e atuais dos ônibus; a localização exata dos veículos por meio de sistema de geolocalização; o tempo estimado para chegada do veículo no ponto; e o número de veículos disponíveis na linha.

A proposta nomeia o aplicativo de “Meu ônibus”, que além das informações, também poderá possibilitar a compra e recarga de passagens para a utilização do transporte. O aplicativo ainda poderá permitir a avaliação da qualidade do serviço prestado, especialmente no que concerne à pontualidade, segurança, conforto e cordialidade, devendo essa avaliação ser publicada mediante transparência ativa, em formato aberto.

“Essas informações em tempo real proporcionarão maior comodidade, bem como a otimização do tempo na hora do usuário pegar um ônibus para cumprir as diversas tarefas do dia a dia”, declarou Rosenverg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *