Alerj: Pedro Brazão promove homenagem às mulheres

Editoria Destaques (4 posts pequenos) Home Política

A manhã desta segunda-feira (18) no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi dedicada às mulheres. O deputado Pedro Brazão (União) homenageou, de uma só vez, quatro grandes figuras femininas: as deputadas federais Dani Cunha e Daniela do Waguinho e a governadora do Lions Club, Maria Luiza Fernandes, com a Medalha Tiradentes; e a fundadora do grupo Mundo Azul, Denise Fonseca, com o Título Benemérito. 

“A dedicação incansável de cada uma às causas que defendem são verdadeiramente inspiradoras e merecem ser reconhecidas e celebradas. E a data não poderia ter sido mais bem escolhida: em março celebramos o Mês da Mulher, embora a força e a determinação das mulheres brilhem todos os dias”, disse Brazão ao abrir a sessão solene.

Na plateia, prefeitos, deputados, vereadores, desembargadores e demais representantes dos Três Poderes também fizeram questão de marcar presença no evento para prestigiar as homenageadas.

Para compor a mesa, além das homenageadas, Pedro Brazão convidou seus dois irmãos, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, e Chiquinho Brazão, deputado federal; o ex-deputado Eduardo Cunha, pai de Dani Cunha: o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, esposo de Daniela do Waguinho; e o também deputado federal 

Luciano Vieira, irmão do estadual Leo Vieira, que acompanhou a cerimônia da plateia e que está de malas prontas para, junto ao irmão, desembarcar no Republicanos.

Os discursos começaram com a placidez de Eduardo Cunha, que relembrou que, quando deputado estadual, no antigo Palácio Tiradentes, recebeu aquela mesma medalha das mãos dos também deputados à época, Domingos Brazão e Waguinho. Mas a cada novo discurso, a cada novo homenageado, a emoção ia se tornando maior e, aos poucos, contagiando a plateia. Valores familiares, amizades fieis e trajetórias emblemáticas foram os temas mais ouvidos.

O ponto alto da sessão foi quando Pedro Brazão resolveu improvisar em seu discurso e homenagear os irmãos presentes. O deputado não conseguiu segurar a emoção e foi às lágrimas, arrastando consigo boa parte da plateia. Consolado pelo irmão Chiquinho, que estava sentado ao seu lado, Pedro Brazão agradeceu a presença dos irmãos à sessão e o apoio sempre recebido pela família.

Outro ponto de grande emoção foi quando o deputado Luciano Vieira, ao homenagear as mulheres presentes pelo mês de março, anunciou que seria pai de um lindo bebezão que deve chegar no final do ano. 

Mas a cerimônia não foi só de lágrimas. O conselheiro Brazão arrancou risos de todos quando, ao se referir à homenageada Dani Cunha, disse: “A Dani (Cunha) tem as qualidades do pai mas não tem os defeitos do Cunha. Ela apurou, é uma versão melhorada”, defendeu. 

E entre abraços, elogios e declarações de amor (a maior parte delas entre a ex-ministra Daniela e o marido Waguinho), o vice-presidente da Casa encerrou os trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *