Na tarde desta quinta-feira (15), o varejo foi tema de debate em mais um dia do Rio Innovation Week. A palestra, que contou com o cofundador do evento, Fábio Queiroz, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, destacou a importância da tecnologia para o sucesso do setor varejista.
Queiroz, que também é presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), reiterou a experiência de Moraes com o varejo. “É alguém que, além de varejista e supermercadista, também está secretário no estado. Ele viveu e vive o varejo e pensa políticas públicas que aceleram o processo de tecnologia e inovação no nosso segmento”, afirmou.
O secretário contou que desde os 14 anos é envolvido com o setor, em um negócio de sua família, e considerou essencial o uso da tecnologia para o mercado. “A experiência do consumidor se torna infinitamente mais segura, já que, quanto mais exploramos as tecnologias, menores são as possibilidades de cobranças indevidas, por exemplo”. E acrescentou: “Além disso, diferente do que muitos pensam, as inovações não vêm para acabar com a mão de obra humana, mas para valorizá-las”, disse o secretário.
Ainda de acordo com Anderson Moraes, é necessário que agentes do poder público tenham experiência no segmento para entender sua importância. “Precisamos discutir isso dentro da política, para conseguirmos equalizar e buscar uma melhor relação entre o público-privado”, completou.
Moraes também destacou que com as otimizações, as lojas podem aumentar significativamente seus lucros.