O Governo do Estado alinhou nesta semana, junto às concessionárias Iguá, Águas do Rio, Naturgy, Light, Oi e Claro, a ampliação da tarifa social para famílias de baixa renda. A medida busca tornar o preço competitivo, dificultando as possibilidades para exploração ilegal dos serviços pelo crime organizado.
Serão realizadas reuniões de trabalho para planejar e viabilizar a proposta, que poderá incluir a expansão de projetos sociais nas comunidades que fazem parte do cinturão da Ação Ordo, desencadeada nos últimos dias para combater o poder paralelo na zona oeste da cidade do Rio.
“O monopólio da força é do Estado. Não vamos permitir que criminosos impeçam a atuação das concessionárias nas comunidades. Somos o garantidor desses serviços. Vamos combater o crime organizado cortando o braço financeiro que é essa exploração. A ação conjunta é um marco histórico para o Rio de Janeiro”, declarou o governador Cláudio Castro.
Na reunião, o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, concedeu apoio às concessionárias, tanto para a melhoria dos serviços, quanto para questões regulatórias que possibilitem a redução da tarifa social.