Madrinha do programa “Nota Zero para o abuso”, a primeira-dama do Estado, Analine Castro, foi um dos destaques do evento da Faetec, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RJ), que aconteceu nesta quinta (30), na Barra da Tijuca, com objetivo de capacitar profissionais e alunos sobre a violência sexual contra crianças.
A primeira-dama elogiou o trabalho e a parceria de Anderson Moraes à frente da Secti, assim como de Caroline Alves na presidência da Faetec, e alertou o público para a necessidade de se falar sobre o assunto, que ainda é tabu em muitas famílias, que acham que ao se calarem preservam as crianças da exposição, quando na verdade contribuem ainda mais para o trauma.
“Vocês têm que fazer parte dessa corrente que é salvar vidas, para que nossas crianças tenham infância. As crianças precisam ter carinho, amor, cuidado, boas lembranças. E não traumas”.
Durante o evento, foram abordadas questões relacionadas à identificação de sinais de abuso, à importância do acolhimento seguro, denúncia e responsabilidade da comunidade escolar em atuar como um espaço protetor.