Meio ambiente: deputado vai direcionar R$ 500 mil para unidades de conservação

Editoria Slider (carrossel) Política

O deputado Yuri Moura anunciou que ainda este ano vai direcionar pelo menos RS 500 mil para as Unidades de Conservação (UCs) e seguir trabalhando para construir parcerias com universidades para fortalecer iniciativas em educação ambiental e climática.

“Na Alerj, já aprovamos duas indicações importantes, pela criação do Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFs) na Região Serrana e pela Escola Agroecológica no Bonfim, em Petrópolis”, lembra o deputado, que já destinou R$ 80 mil em infraestrutura para a Reserva Biológica de Araras, na UC de Petrópolis.

É dele também a Lei Estadual 10.082/23 que concedeu no ano passado a Petrópolis o título de  “Capital Estadual das Unidades de Conservação”. A iniciativa tem o intuito de favorecer o turismo de aventura, o geoturismo e o montanhismo, patrimônio cultural imaterial da cidade. A Lei garante ainda o desenvolvimento de ações de conservação, educação ambiental, redução de risco e ecoturismo.

A cidade da Região Serrana destaca-se pela grande quantidade de unidades de conservação (UCs) inseridas em seu território, remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica. São 22 unidades no município, sendo 17 integralmente localizadas dentro dos limites da cidade.