Eleições 2024: Paes lidera rejeição 

Editoria Slider (carrossel) Política

Pesquisa do instituto Prefab Future que acaba de sair do forno aponta Eduardo Paes na frente da corrida para a prefeitura do Rio com 35%. Mas ele também lidera o índice de rejeição com 22%. A rejeição ao prefeito cresceu quase 6% desde a última pesquisa do instituto, o que pode significar uma tendência de queda, avalia o cientista político João Nonato, do Prefab Future”.

Em seguida na corrida à prefeitura aparecem Tarcísio Motta (5,4%), Alexandre Ramagem (3,2%), Otoni de Paula (3,1%), Marcelo Queiroz (2,6%), Rodrigo Amorim (2,5%), Pedro Duarte (1,2%) e Cyro Garcia (0,8%).  Todos empatados dentro da margem de erro.

João Nonato destaca o momento do prefeito Eduardo Paes, que viu sua rejeição subir de 16,4% no começo de abril para 22%, ao mesmo tempo em que sua aprovação caiu de 47,1% para 42,2%.

“É a primeira vez na série Prefab que Eduardo Paes tem um aumento na rejeição e diminuição da aprovação. Pode ser um retrato de momento ou pode indicar uma tendência de queda. As pesquisas qualitativas podem explicar os porquês”.

Outro ponto que merece destaque é que nas áreas de maior densidade populacional os eleitores desconhecem quais são os outros candidatos, visto que a campanha eleitoral ainda não começou. Enquanto Eduardo Paes parece ter atingido seu teto de votos, os adversários têm grande potencial de crescimento. 

“Verificamos que nas áreas mais carentes, comunidades e de densidade populacional relevante há um completo desconhecimento sobre os candidatos que disputam com o prefeito Eduardo Paes”, avalia o cientista político. 

“O mapa amostral correto e rígido nos mostra um cenário absolutamente lógico nesse sentido. Quanto mais classe D/E mais desconhecimento sobre a oposição a Paes”, completa Joao Nonato.

 “Estamos a 5 meses da eleição e esperamos seguir monitorando o desejo dos cariocas”, diz a CEO do instituto Prefab Future, Thalita Assis. “Nosso foco é, cada vez mais, investirmos na rigidez da captação do campo, obedecendo à linha estatística desenvolvida pelo setor responsável”. 

 Em votos válidos, se a eleição fosse hoje, Eduardo Paes venceria em primeiro turno, com 65,1%. 

A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de abril, com 1.019 entrevistas, margem de erro de 3,1%, intervalo de confiança de 95% e está registrada no TSE sob o número RJ-02778/2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *