Em meio à disputa política, Cláudio Castro ignora estragos da chuva em Belford Roxo

Editoria Slider (carrossel) Política

O governador Cláudio Castro homologou em Diário Oficial (DO), no último dia 19, a situação de emergência em seis municípios, mas deixou de fora Belford Roxo, uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas do último fim de semana, que provocaram alagamentos, deslizamentos e mortes em vários pontos do Estado. 

Cláudio Castro ignorou a situação de emergência decretada em Belford Roxo pelo prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, adversário do grupo político do governador. A população acabou prejudicada, sem perspectiva de receber ajuda do Governo do Estado. 

Em Belford Roxo, moradores ainda se recuperavam da última enchente, em 2022, quando mais uma vez, tiveram as casas e os estabelecimentos comerciais invadidos pela água e pela lama. 

Pelas ruas que foram alagadas e cobertas de barro, a prefeitura segue recolhendo pedaços de móveis, colchões e utensílios domésticos amontoados.

Uma mulher que caiu no Rio Botas, ainda encontra-se desaparecida.

Belford Roxo foi um dos primeiros municípios a montar um relatório sobre os estragos deixados pela chuva e o drama vivido pelos moradores. Mas a publicação de Cláudio Castro no DO atendeu somente as cidades de Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, além da capital. 

Ajuda federal

Apesar da recusa, Belford Roxo não vai ficar sem ajuda. Waguinho nesta semana se reuniu com o presidente Lula em  Brasília, a quem entregou um mapa fotográfico dos estragos. No encontro, realizado no Palácio do Planalto, o presidente disse que irá cumprir com a “obrigação” do governo federal de ajudar o município no que for necessário.

Até o momento, o governo federal já reconheceu o estado de emergência em 7 municípios. A equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil montou base em Belford Roxo para centralizar os atendimentos às cidades afetadas pelas fortes chuvas. Dentre os serviços prestados, estão: a reconstrução da infraestrutura destruídas pelas enchentes, assim, como o cadastro para solicitação de recursos e recolhimento de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *