Firjan: municípios da Baixada fecharam 2023 com saldo positivo de empregos

Cidades Editoria Slider (carrossel)

A Região da Baixada Fluminense fechou o ano de 2023 com saldo de geração de emprego positivo. É o que mostra a última análise feita pela Firjan, que acabou de sair do forno. Foram criados mais de 26,5 mil postos de trabalho, o que representa 34,4% a mais que o registrado em 2022.

Ao longo de 2023, as atividades que mais ofereceram oportunidade foram as relacionadas à Administração Pública, Defesa e Seguridade Social (+10.089); Serviços para Edifícios e Atividades Paisagísticas (+2.657); Serviços de Escritório e Apoio Administrativo (+2.290); Alimentação (+1.388); Serviços Especializados para a Construção (+1.117); e Seleção, Agenciamento e Locação de Mão-de-Obra (+1.116).

Duque de Caxias e as cidades vizinhas concentraram mais de 17,7 mil (58,6%) do total do número de novas vagas na região. O setor de Serviços (+14.232) foi o que mais empregou localmente, seguido pela Indústria e Construção (+2.193); e Comércio (+1.355).

“Apesar do resultado de dezembro, ao longo do ano a região mostrou bom desempenho, o que manteve o saldo positivo e superior ao anterior. A região tem grande potencial para continuar crescendo, gerando empregos e o nosso trabalho será manter a atuação de apoio ao empresariado para o desenvolvimento dos negócios”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.

“De fato, a região apresentou desempenho muito positivo ao longo de 2023, superando a geração de empregos do ano anterior. Além disso, é relevante destacar que esse desempenho positivo foi disseminado por praticamente toda a região, com 12 das 14 cidades encerrando o ano com um saldo positivo nas contratações”, destacou Camila Rocha, analista de Estudos Econômicos da Firjan.

*imagem Arquivo/EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *