Bolsonaro ganha de Lula. Michelle e Tarcísio de Freitas empatam com petista, mostra nova pesquisa

Editoria Destaques (4 posts pequenos) Home Política Post Destaque

Pesquisa divulgada pelo instituto Paraná mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) numericamente na frente do presidente Lula, numa eventual disputa eleitoral. Bolsonaro tem a preferência de 37,1% dos eleitores, enquanto o petista aparece com 35,7%, lembrando que  a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Também aparecem no levantamento o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5%; a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%; e o governador Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%.

Em outros cenários, sem a presença de Jair Bolsonaro, que no momento encontra-se inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), embora ainda caiba recurso ao STF, os números também são animadores para a oposição.

Num cenário em que é informado que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro conta com o apoio do marido, ela apresenta 43,4% da preferência, enquanto Lula tem 44,5%, o que mostra um empate técnico, embora numericamente Lula apareça ligeiramente na frente.

Com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no lugar de Michelle Bolsonaro, também com apoio explícito de Bolsonaro, ele aparece com 40,8% contra 43,9% de Lula, outro empate técnico.

Bolsonaro tem a preferência dos trabalhadores

Um fato curioso apresentado pela pesquisa é que apesar do presidente Lula representar o Partido dos Trabalhadores, a preferência do eleitorado das faixas etárias onde se encontra a massa de trabalhadores é por Bolsonaro.

O ex-presidente venceria Lula entre os homens (42,8% a 33,3%), eleitores de 25 a 34 anos (40,2% a 33,8%), de 35 a 44 anos (40,0% a 32,3%) e de 45 a 59 anos (40,6% a 31,6%). 

Eleitores com mais escolaridade preferem Bolsonaro

Eleitores que tiveram acesso a mais tempo de educação também têm Bolsonaro como preferido. O ex-presidente fica na frente de Lula entre os votantes com ensino médio (41,9% a 32,3%) e com ensino superior (37,4% a 31,7%).

A vantagem de Jair Bolsonaro é ainda maior entre os evangélicos: 55,2% contra 32,7% do adversário. Não à toa, o presidente Lula vem tentando se aproximar do segmento.

Divulgado nesta quinta (28), o levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 2.024 eleitores entre 18 e 22 de março, em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. O índice de confiança é de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *