Em Itaboraí, o governo do prefeito Marcelo Delaroli (PL) tem um impressionante índice de popularidade, com 93,1% de aprovação, mostra levantamento da D’art pesquisas que acaba de ser divulgado. Entre os entrevistados, 49,9% consideram como “boa” a administração do prefeito e 30,4% classificaram como “ótima”.
A pesquisa confirma a tendência das anteriores, que já traziam Marcelo Delaroli como o prefeito com melhor avaliação entre os municípios do Conleste, e com a reeleição encaminhada.
Na intenção de votos induzida, 86,3% votariam em Delaroli, seguindo a tendência das últimas pesquisas e consolidando sua grande vantagem. Mesmo em um universo induzido com apenas dois candidatos, Zeidan (PT) obteve somente 1,8%. Na rejeição induzida, Delaroli obteve 2,6% das citações, enquanto Zeidan surge com 47,7%.
Na intenção espontânea, Delaroli mantém a dianteira da corrida eleitoral, com 72,6% contra 1,2% de Sérgio Soares e Zeidan, empatados na segunda colocação.
Já na rejeição, 2,0% disseram que não votariam em Delaroli, mantendo-o próximo ao padrão
das últimas pesquisas realizadas em Itaboraí. O ex-prefeito Sérgio Soares apresenta a maior rejeição, com 9,6%, seguido por Sadinoel, que também governou a cidade, com 9,0%. Zeidan aparece em quarto lugar com 6,0%.
Quando perguntado o que vem à cabeça ao ouvir o nome “Zeidan”, 45,3% dos eleitores não conhecem, 24,6% não pensam em nada e apenas 3,8% já ouviram falar, o que demonstra que o nome da candidata petista possui pouca força no cenário político Itaboraiense.
Pavimentação, educação e saúde melhor avaliadas
A área do governo Delaroli mais bem avaliada foi “Pavimentação/Asfalto”, com 24,5%. “Educação” ficou em segundo com 19,5% e “Saúde”, que esteve melhor avaliada em outras pesquisas, mas agora apareceu em terceiro lugar, com 14,7%.
A área com a pior avaliação foi a “Saúde” com 35,5% dos votos, seguida de “Transporte” com 15,9% e “Segurança”, que apareceu em terceiro lugar com 12,1%.
População tem maior rejeição a candidato apoiado por Lula
A pesquisa também revela uma maior rejeição da população a um candidato apoiado pelo presidente Lula. Questionados se votariam em um nome apoiado por Lula, o “Não” prevaleceu com 45,7%, o “Sim” alcançou 37,2% enquanto o “Talvez” obteve 12,1% das citações.
Já quando consultados se votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro, a rejeição é menor. Apenas 36,4% dos entrevistados disseram que
“Não”, 33,3% das citações foram para “Sim”, e 25,5% de “Talvez”.
O governo Lula aparece num empate técnico entre aprovação e reprovação, com 46,6% de aprovação e 45,6% de rejeição na opinião do cidadão itaboraiense. O governo atual foi considerado pior que o de Bolsonaro por 37,3% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada nos dias 02 e 03 de maio de 2024, com maiores de 16 anos. Ao todo foram ouvidas 678 pessoas. As entrevistas foram presencialmente realizadas através de aplicação de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. A margem de erro máxima estimada foi 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-04321/2024.