Quaest: desaprovação a Lula atinge 62% no Rio e revela avanço da direita no estado

Jefferson Lemos
No cenário nacional, 57% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada, e apenas 36% enxergam o país no rumo certo (Ricardo Stuckert/PR)

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), revela um cenário político cada vez mais desafiador para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e desolador para o seu candidato a governador em 2026. No estado do Rio de Janeiro, a desaprovação ao governo atinge impressionantes 62%, consolidando o território fluminense como um dos principais redutos da direita e do bolsonarismo no país. A aprovação, por outro lado, é de apenas 34%, evidenciando o desgaste da imagem presidencial entre os fluminenses.

Rejeição se espalha por estados estratégicos

A pesquisa também mostra que a insatisfação com o governo se espalha por outros estados importantes. No Paraná, 61% desaprovam Lula. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, 56% dos entrevistados rejeitam a atual gestão. Minas Gerais apresenta 54% de desaprovação, enquanto no Distrito Federal o índice chega a 53%.

A Bahia, por sua vez, se destaca como exceção: 60% dos baianos aprovam o governo, contra 37% que desaprovam — sinal da força do presidente no Nordeste.

Direita domina corrida ao Senado no Rio enquanto Lula enfrenta rejeição

Avaliação nacional mostra desgaste

No cenário nacional, 51% dos brasileiros desaprovam o governo Lula, contra 46% que ainda o aprovam. A avaliação negativa também supera a positiva: 39% consideram a gestão ruim ou péssima, enquanto apenas 31% a classificam como boa ou ótima.

Além disso, 57% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada, e apenas 36% enxergam o país no rumo certo — um sinal claro de frustração com os rumos das políticas nacional e externa.

A pesquisa revela ainda que a maioria dos brasileiros sente no bolso os efeitos da economia. 60% afirmam que os preços dos alimentos aumentaram, mesmo com a recente queda em alguns produtos. A percepção sobre o mercado de trabalho também é negativa: 55% dizem que está mais difícil conseguir emprego hoje do que há um ano, reforçando o sentimento de insegurança econômica.

Moralismo seletivo? Lula usa Felca como pretexto para censurar internet e calar oposição

Tarifaço de Trump não rende dividendos políticos

Nem mesmo a tentativa de Lula de capitalizar politicamente o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump a produtos brasileiros conseguiu reverter a tendência de desgaste. Embora o presidente tenha adotado um discurso de defesa da soberania nacional, 64% dos brasileiros acreditam que o tarifaço vai encarecer ainda mais os alimentos.

Lula enfrenta momento crítico

Com a maioria da população desaprovando seu governo e questionando os rumos do país, Lula enfrenta um momento crítico. A força da direita em estados como Rio, São Paulo e Paraná, somada à insatisfação com a economia e à percepção de isolamento internacional, desenha um cenário de alerta para o Palácio do Planalto.

Mesmo com esforços para reposicionar sua imagem, o presidente não conseguiu reconquistar a confiança da maioria dos brasileiros.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress