Escolhido para a presidência da Comissão de Segurança Pública (CSP) na Câmara do Rio em um momento de escalada da violência urbana na cidade, que preocupa toda a população, o vereador Rogério Amorim (PL) promete ser uma pedra no sapato de Eduardo Paes (PSD). O vereador é conhecido pelas suas duras críticas ao prefeito, que segundo ele tem lavado as mãos para as questões ligadas à segurança na cidade, mas que agora tenta mudar o discurso de olho nas eleições de 2026.
Outros destaque nas comissões são Pedro Duarte (Novo), escolhido para a presidência da Comissão Permanente de Assuntos Urbanos e Rosa Fernandes (PSB), para ser a titular da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira.
Os vereadores já definiram a composição de 14 das 28 Comissões Permanentes da Casa. As reuniões de instalação dos colegiados, nas quais são escolhidos presidente, vice-presidente e vogal, começaram a ser realizadas na semana passada e seguem acontecendo nos próximos dias.
As Comissões Permanentes promovem debates, estudos e discussões sobre todos os aspectos que envolvem um projeto de lei. Também realizam audiências públicas com entidades da sociedade civil e recebem petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades públicas, cumprindo seu papel de fiscalizar os atos do Poder Executivo. A composição parlamentar desses órgãos é renovada a cada ano, respeitando sempre o princípio da proporcionalidade dos partidos e dos blocos parlamentares que compõem o Parlamento carioca.
As Comissões Permanentes com cargos já definidos são as seguintes:
Comissão Permanente de Justiça e Redação: Átila Nunes (PSD) é o presidente; Dr. Gilberto (Solidariedade) é o vice-presidente; Inaldo Silva (Republicanos) é o vogal.
Comissão Permanente de Abastecimento, Indústria, Comércio e Agricultura: Jair da Mendes Gomes (PRD) é o presidente; Fábio Silva (Podemos) é o vice-presidente; Renato Moura (MDB) é o vogal.
Comissão Permanente de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público: Junior da Lucinha (PSD) é o presidente; Inaldo Silva (Republicanos) é o vice-presidente; Jorge Felippe (PP) é o vogal.
Comissão Permanente de Assistência Social: Felipe Pires (PT) é o presidente; Fábio Silva (Podemos) é o vice-presidente; e Gigi Castilho (Republicanos) é a vogal.
Comissão Permanente de Assuntos Urbanos: Pedro Duarte (Novo) é o presidente; Zico (PSD) é o vice-presidente; Átila Nunes (PSD) é o vogal.
Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática: Vitor Hugo (MDB) é o presidente; Wagner Tavares (PSB) é o vice-presidente; Carlos Bolsonaro (PL) é o vogal.
Comissão Permanente de Direitos dos Animais: Rodrigo Vizeu (MDB) é o presidente; Rocal (PSD) é o vice-presidente interino; Vera Lins (PP) é a vogal.
Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira: Rosa Fernandes (PSD) é a presidente; o vereador Wellington Dias (MDB) é o vice-presidente; Flávio Valle (PSD) é o vogal.
Comissão Permanente de Esportes, Lazer e Eventos: Felipe Boró (PSD) é o presidente; Zico (PSD) é o vice-presidente; Fernando Armelau (PL) é o vogal.
Comissão Permanente de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social: Dr. Gilberto (Solidariedade) é o presidente; Dr. Rogério Amorim (PL) é o vice-presidente; Marcos Dias (Podemos) é o vogal.
Comissão Permanente de Meio Ambiente: Diego Faro (PL) é o presidente; Vitor Hugo (MDB) é o vice-presidente; Zico (PSD) é o vogal.
Comissão Permanente de Obras Públicas e Infraestrutura: Wellington Dias (PDT) é o presidente; Marcelo Diniz (PSD) é o vice-presidente; e Marcos Dias (Podemos) é o vogal.
Comissão Permanente de Segurança Pública: Dr. Rogério Amorim (PL) é o presidente; Felipe Boró (PSD) é o vice-presidente; Talita Galhardo (PSDB) é a vogal.
Comissão Permanente de Turismo: Flávio Valle (PSD) é o presidente; Jorge Canella (União Brasil) é o vice-presidente; Rocal (PSD) é o vogal interino.