Sondagem realizada pela Paraná Pesquisas com 2.020 entrevistados mostra ainda que 27,1% classificam a gestão como péssima, contra 13% que a acham ótima.
Por Redação
Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (13) aponta que a aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu. Em maio, 54,1% dos entrevistados aprovavam a gestão do petista. Na sondagem mais recente, o percentual caiu para 51,6%.
A desaprovação a Lula também subiu. No mesmo intervalo de tempo, a quantidade de entrevistados que desaprovam o atual governo subiu de 39,4% para 43,7%.
Cenário estimulado
Para chegar aos resultados, o Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 pessoas em 126 municípios do país, no período entre 29 de setembro e 3 de outubro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou menos.
Avaliação
Na avaliação geral, 13% dos entrevistados consideram a administração de Lula como “ótima”; 25,2% a classificam como “boa”; 25,7% acham que é “regular”; 8% acham “ruim”; 27,1% a classificam como “péssima”; e 1% não soube responder.
Percepção da economia
Com relação à percepção da economia, 41% dos entrevistados avaliam que a situação econômica do país não mudou desde que Lula assumiu a presidência, em janeiro deste ano; 30,5% acham que melhorou; 27% consideram que piorou; e 1,4% preferiu não opinar ou não soube responder.
Eleições 2026
Apesar de enfrentar uma alta na rejeição, Lula lidera a disputa para a Presidência da República nas Eleições de 2026 em todos os 4 cenários estimulados de levantamento.
Se a eleição fosse hoje, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ficaria com o 2º lugar em todas as simulações em que seu nome é mencionado. Quando não é, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é o 2º candidato com maior intenção de voto para vencer a próxima eleição presidencial.