O município de São João de Meriti ainda não definiu se moradores e comerciantes prejudicados pelas chuvas de janeiro poderão ficar isentos do pagamento de IPTU e do ISS (Imposto sobre Serviço). A medida foi solicitada, através de ofício ao prefeito, pelo deputado estadual Léo Vieira (PL), que nesta terça-feira (02/04) participou com o governador Cláudio Castro (PL) da entrega da primeira remessa dos cartões Recomeçar, benefício pago pelo Estado, no valor de R$ 3 mil, à população de baixa renda que foi atingida pelas fortes chuvas que ocorreram no início do ano. Ele pode ser usado para compra de materiais de construção, mobiliário e eletrodomésticos.
O deputado Léo Vieira elogiou a sensibilidade do governador em liberar o benefício, destacando que o cartão não resolve todos os problemas que as pessoas tiveram com a chuva, mas tornou-se fundamental para diminuir o impacto do temporal na vida dos meritienses.
“O ofício foi entregue no dia 23 de janeiro ao gabinete do prefeito de São João de Meriti, mas ainda não houve qualquer resposta. O cadastro das famílias que estão recebendo o Cartão Recomeçar poderia ser utilizado para garantir a isenção de IPTU e ISS, mesmo que tardiamente. Qualquer ajuda para quem perdeu tudo demonstra sensibilidade e responsabilidade do gestor público com a população”, afirma o deputado Léo Vieira.
A distribuição do Cartão Recomeçar foi realizada na Escola Municipal Professora Graça Grijó, em Vilar dos Teles. Mais de 13 mil moradores da Baixada Fluminense que perderam tudo em suas casas com os temporais do início do ano nos municípios de Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias irão receber o benefício.
- imagem Divulgação/Vanderley Silva