De celular em punho, o deputado estadual Anderson Moraes (PL) retornou à Avenida Brasil nesta semana para gravar um vídeo e mostrar que a situação continua o caos por lá, com engarrafamentos nas duas pistas para veículos de passeio, enquanto as seletivas seguem subutilizadas.
“As duas pistas destinadas aos ônibus ficam vazias, como vocês podem ver. Passa um carro, passa um ônibus uma vez ou outra, mas nas pistas centrais fica esse caos aí. Imagina você se um carro quebrar nesta pista ou furar um pneu o que vai acontecer?”, questiona o deputado do alto do Viaduto da Penha, às 8h20 da manhã.
No último dia 16 a prefeitura anunciou o o fim da faixa seletiva exclusiva para ônibus e táxis nos fins de semana e feriados, e nos horários de entrepico de dias úteis, o que não resolveu o problema que quem sai de casa cedo para trabalhar ou levar os filhos à escola. Motoristas chegam a enfrentar quase 200 quilômetros de engarrafamento diariamente.
“O prefeito fez algumas mudanças após as nossas reclamações. Ele autoriza agora você a utilizar a seletiva das 10h às 16h. Prefeito, quero dizer para você o que o povo carioca talvez não tenha coragem. Parabéns! Ficou uma boa m.* o que tu fez. Essa é a realidade. Coitado do carioca”, disparou Anderson no vídeo.
Anderson é autor do projeto 3015/24, que tramita na Alerj e que prevê mudanças no trânsito a fim de reduzir os engarrafamentos nos grandes centros urbanos.