Vice-presidente da CPI da Transparência, o deputado estadual Filippe Poubel (PL) vai protocolar um requerimento de pedido de informações em contratos da Fundação Saúde. O pente-fino será solicitado após a contaminação por HIV de seis pacientes transplantados. O laboratório investigado pela contaminação pertence a um primo do ex-secretário de Saúde Doutor Luizinho, deputado federal e líder do PP na Câmara dos Deputados.
“Esse absurdo não passará impune. Estarei protocolando requerimento de pedidos de informações, e faremos uma devassa em todos os contratos da Fundação Saúde”, avisa Poubel.
O laboratório Patologia Clínica Doutor Saleme (PCS-Saleme) tem como um dos sócios Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira. Ele é primo de Doutor Luizinho. Embora tenha deixado o cargo, era secretário durante o processo de contratação e manteve sua influência na pasta, segundo fontes do governo.
A irmã de Doutor Luizinho trabalha na Fundação Saúde, órgão que assina o contrato com o laboratório. Outro sócio do laboratório é Walter Vieira, casado com a tia de Luizinho.
O deputado foi secretário de Saúde de janeiro a setembro de 2023, período em que o laboratório recebeu quase R$ 20 milhões em pagamentos, de acordo com dados do Portal da Transparência.
“Não permitirei que transformem a Fundação Saúde, que deveria estar a serviço da população para salvar vidas, em um grande negócio familiar. Isso é um absurdo”, completa Filippe Poubel.