A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou durante sessão plenária desta terça-feira (17), os nomes de Vladimir Paschoal Macedo e Gisele de Lima Pereira para integrar o conselho da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa) pelos próximos quatro anos. Indicados pelo governo estadual, o engenheiro e a delegada receberam receberam 53 votos favoráveis, com 10 abstenções e nenhum voto contrário entre os 63 deputados presentes.
Estreante no conselho, a delegada de Polícia Civil Gisele de Lima Pereira assume a vaga deixada por Rafael Augusto Penna França. Gisele, que já atuava como chefe de gabinete do conselheiro-presidente da Agenersa, foi elogiada pelos deputados por sua competência e experiência administrativa. Suas principais funções no novo cargo incluem a articulação com órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público, a Defensoria Pública e a própria Alerj.
Um detalhe que chamou a atenção? Pela primeira vez, a deputada Marta Rocha (PDT) — conhecida pelo rigor nas votações de conselheiros — votou a favor de uma indicação.
Já Vladimir Macedo, engenheiro de produção, ocupa o cargo de conselheiro desde 2021 e foi reconduzido após sua atuação ser referendada. Entre suas responsabilidades estão o acompanhamento dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e gestão de resíduos sólidos. Macedo destacou a expansão do atendimento à população como um dos avanços mais importantes dos últimos anos.