Deputados da base e de oposição ao Governo uniram o discurso na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para pedir o fim do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), na sessão desta quarta-feira (25).
Líder do PL na Alerj, e autor de indicação legislativa que pede a extinção do Detro, Filippe Poubel lembrou que o órgão é vinculado à Secretaria de Transportes, sob comando de Washington Reis, que tem sido alvo de críticas no Parlamento.
“Vou seguir defendendo o fim do Detro para acabar com a covardia contra trabalhador e as benesses às empresas de ônibus”, disse em plenário Poubel, para completar: “ser líder do PL não exime de cobrar mudanças e oxigenação. A Secretaria de Transportes e o Detro são âncoras desse governo”.
A insatisfação com o secretário de Transportes, Washington Reis, também foi explicitada por Professor Josemar (PSol), que solicitou à Comissão de Transportes que convoque o secretário para prestar esclarecimentos sobre a tarifa de trens e metrô, e também vai oficiar a CPI da Transparência para o mesmo estendendo ao Detro.
Em seguida, Marcelo Dino (União) disse que o Detro é omisso nas fiscalizações de empresas de ônibus. “O Detro tem que ser extinguido”, afirmou.
Até mesmo o decano Carlos Minc (PSB) engrossou as críticas: “Vamos acabar com a blitz caça-níquel e com o Detro também. Eu apoio esse esforço”.