O jornalista Quintino Gomes Freire, fundador do Diário do Rio e criador da coluna Bastidores do Rio, recebeu nesta quinta-feira (29), na Câmara Municipal, o Título de Cidadão Benemérito da Cidade do Rio de Janeiro, por iniciativa da vereadora Rosa Fernandes (PSD), decana da Casa.
A homenagem vem um mês após Quintino ter sido condecorado com a Medalha Pedro Ernesto, entregue por Rodrigo Vizeu (MDB) — reforço de que, apesar das críticas frequentes à política carioca, o colunista é amplamente respeitado dentro e fora do plenário.
Durante a entrega, Rosa ressaltou a importância da trajetória do jornalista na cobertura política da cidade: “Quintino é um jornalista verdadeiramente comprometido.
Comprometido com a verdade, com a crítica, com a pluralidade de ideias. As teclas de seu computador são usadas como ferramentas de transformação social, sempre lembrando que a comunicação é um pilar da democracia.”
O consultor político Bruno Kazuhiro, que acompanhou a cerimônia, também destacou o impacto pessoal do jornalista: “Essa não é uma homenagem qualquer. Vem de uma vereadora que tem um legado e nunca buscou atalho para atuar. Talvez eu nem tivesse vindo trabalhar na Câmara com o César Maia se não fosse o Quintino me orientando. Ele me ajudou a fazer o certo.”
Fundador do Diário do Rio em 2007, Quintino Gomes viu seu site se transformar em uma das principais referências de cobertura política no estado. Ele celebrou a homenagem com o bom humor característico:
“Que honra receber esse título da rainha da Zona Norte, a diva Rosa Fernandes. Hoje ser colunista político não é fácil. É uma honra escrever sobre o Rio, falar dessa cidade em que nasci, que escolhi para trabalhar e viver. É tanta coisa que o Rio já me deu…”
Agora, oficialmente, o Rio retribui.