Na manhã desta sexta-feira (7), dez vereadores da Câmara Municipal de Petrópolis participaram de uma reunião convocada pelo presidente da Casa, Júnior Coruja, para tratar da grave situação financeira do município e dos atrasos nos pagamentos dos servidores.
Atualmente, aposentados e pensionistas estão sem receber seus salários. No início da semana, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 13 milhões para garantir os vencimentos, mas havia apenas R$ 12 milhões disponíveis nas 6 contas do município.
Durante o encontro, os parlamentares defenderam a aplicação do decreto de calamidade pública e cobraram maior transparência do Executivo sobre a destinação dos recursos. Eles alertaram que a crise já compromete serviços essenciais como saúde, educação e manutenção urbana.
A Câmara informou que devolveu recursos ao Executivo para ajudar no equilíbrio das contas e reforçou que seguirá fiscalizando e propondo soluções conjuntas. “É preciso união institucional para superar as dificuldades e restaurar a confiança da população”, destacaram.
Participaram da reunião os vereadores Léo França, Carlos Alberto, Professora Lívia, Júlia Casamasso, Thiago Damaceno, Marquinhos Almeida, Dr. Aloisio, Júnior Paixão e Tiago Leite. Não compareceram Gilda Beatriz, Octavio Sampaio, Gil Magno, Dudu e Wesley Barreto, por compromissos externos.
