A Câmara Municipal do Rio, em parceria com a Super Rádio Tupi, levou nesta terça-feira (25/11) a 4ª edição do projeto O Povo Pergunta ao coração de Copacabana. Em frente à estação de metrô Cardeal Arcoverde, moradores tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com parlamentares, apresentar demandas e cobrar soluções para problemas cotidianos do bairro.
Participaram da ação o presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), e os vereadores Leniel Borel (PP) e Flávio Valle (PSD), acompanhados por integrantes de comissões permanentes da Câmara. O púlpito montado na praça atraiu dezenas de pessoas, que aproveitaram para expor preocupações com conservação, iluminação, comércio local e a presença de população em situação de rua.
Conservação da praça
A presidente da Associação de Moradores da Cardeal Arcoverde (Amave), Sonia Castelo Branco de Araújo, fez um apelo por mais atenção ao espaço público.
“Precisamos de árvores podadas, melhorias no jardim e no piso, porque há muitos idosos aqui”, destacou.
Em resposta, Caiado garantiu que a Câmara e a Prefeitura atuam em três frentes:
– Segurança: instalação de câmeras pelo programa Civitas, que envia alertas em tempo real.
– Orçamento: proposta mais robusta para conservação das praças no próximo ano.
– Parcerias: editais para que empresas adotem áreas públicas.
Comércio e iluminação
O professor de educação física Antônio Nelson Dique Turco, morador da região, pediu reforço na iluminação e maior ocupação comercial da praça, com quiosques e vendas. Também chamou atenção para a população em situação de rua nos acessos do metrô.
O vereador Flávio Valle explicou que a ocupação comercial já começou a ser implementada por indicação parlamentar.
“A RioLuz foi oficiada para garantir melhorias na iluminação, que é mecanismo de segurança. A Prefeitura já instala câmeras do Civitas, a maior central de monitoramento da América Latina”, afirmou.
Valle ressaltou ainda que a presença de moradores de rua é um desafio global e defendeu a ocupação positiva do espaço:
“Abrir novos pontos de venda gera emprego, movimenta a economia local e dá vida à praça.”
Impacto
O segundo dia do O Povo Pergunta mostrou que a população de Copacabana quer mais do que respostas: exige ações concretas para transformar a Praça Cardeal Arcoverde em um espaço seguro, limpo e vibrante.
