O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), sancionou, no Diário Oficial desta terça-feira (26), a Lei N° 11.026/25, que inclui o Dia do Artista da Baixada Fluminense no Calendário do estado do Rio. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Rafael Nobre (União) e estabelece que a data será comemorada anualmente em 24 de outubro.
O parlamentar justifica que a região é rica em diversidade cultural, considerando ainda que os artistas locais promovem a identidade e a valorização cultural da região.
“Essa data visa não apenas reconhecer, mas homenagear o trabalho e a contribuição dos artistas locais para o enriquecimento cultural e social da região. Este dia servirá como uma oportunidade para destacar a importância da arte e da cultura na Baixada Fluminense”, defendeu Nobre.
Homenagem a Fábio Mateus
A escolha da data de 24 de outubro é uma homenagem ao ator e produtor Fábio Mateus, um dos criadores do Festival de Teatro EncontrArte, que levou gratuitamente cerca de 200 mil pessoas da região ao teatro. Ele faleceu em 2023, aos 46 anos. O autor da nova Lei destaca que o artista teve uma vida dedicada à promoção e desenvolvimento das artes na região.
“A instituição do Dia do Artista da Baixada Fluminense não apenas presta uma merecida homenagem a Fábio Mateus, mas também reconhece a importância dos artistas locais e seu papel fundamental na construção da identidade cultural e no desenvolvimento social e econômico da região”, conclui Nobre.
