Saquarema entra no top 10 de sustentabilidade no Brasil com investimento em preservação

Jefferson Lemos
Com políticas que vão do cercamento de áreas de risco em Jaconé à recomposição da vegetação nativa em praias com selo internacional Bandeira Azul, Saquarema mostra que crescimento econômico e proteção ambiental podem caminhar juntos (Divulgação/PMS)

O município litorâneo que já é conhecido mundialmente pelo surfe agora ganha destaque em outro campo: a sustentabilidade. A cidade entrou para o top 10 nacional em preservação ambiental, ocupando o 9º lugar no ranking de menor emissão de gases de efeito estufa, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP).

Com políticas que vão do cercamento de áreas de risco em Jaconé à recomposição da vegetação nativa em praias com selo internacional Bandeira Azul, Saquarema mostra que crescimento econômico e proteção ambiental podem caminhar juntos.

“Saímos de uma lista de municípios que mais desmatavam para esse posto de destaque porque houve muito trabalho de educação e a população aderiu”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Gilmar Magalhães.

Sustentabilidade além das ondas

Nos grandes eventos esportivos, a pauta ambiental também ganha espaço. Durante o Rei e Rainha do Mar, jovens surfistas do Centro Municipal de Treinamento Léo Neves plantaram mudas de pitanga e aroeira na restinga de Itaúna. A World Surf League (WSL) reaproveitou lonas de competição para reduzir impactos, enquanto o Aloha Spirit Festival levou ações de acessibilidade e sustentabilidade às areias.

Para os estudantes, a lição é prática: “A gente aprendeu sobre a restinga e os animais ameaçados de extinção que moram nela”, conta Laura Pessanha, de 12 anos.

Biodiversidade sob proteção

Em Jaconé, a prefeitura identificou mais de 300 espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo 12 em risco de extinção. O trabalho de preservação também protege o formigueiro-do-litoral, ave endêmica da restinga brasileira e ameaçada em nível internacional.

“Ao cercarmos e monitorarmos essas espécies, garantimos que plantas e animais em risco tenham a chance de se recuperar. É uma ação necessária para que o desenvolvimento da cidade siga sustentável e em harmonia com nossas riquezas naturais”, conclui Magalhães.

Impacto e legado

Saquarema transforma sua imagem: de município marcado pelo desmatamento para referência nacional em sustentabilidade. O resultado é um legado que une esporte, educação e preservação ambiental, consolidando a cidade como exemplo de que desenvolvimento e respeito à natureza podem ser indissociáveis.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *