Análise: pesquisa Prefab Future traz boa notícia para a ala conservadora do Rio

Lucas Mathias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL)

A pesquisa Prefab Future/Diário do Rio divulgada nesta quinta-feira, 19, traz uma boa notícia para a ala conservadora da política do Rio: a de que o bolsonarismo segue forte no estado e com patamar consolidado, que pode ter grande influência na eleição ao governo do estado. Tal sentimento é traduzido nas intenções de voto para a Presidência da República. Entre os eleitores fluminenses, o pré-candidato do PL, Flávio Bolsonaro, aparece na ponta com 34%. O presidente Lula (PT), por sua vez, vem atrás, com 27%.

Diante desse cenário, não é difícil concluir que qualquer candidato apoiado pelo bolsonarismo no Rio partirá ao menos de um patamar parecido com o de Flávio, na casa dos 30%, quando as candidaturas forem oficializadas. Ou seja, a conjuntura que parecia muito favorável ao prefeito Eduardo Paes (PSD), líder nas intenções de voto para governador, pode se tornar mais apertada num estalar de dedos.

Paes, portanto, é o favorito com a foto de hoje. Conforme a mesma pesquisa, ele chega a 43% das intenções de voto e lidera a disputa no voto estimulado. Mas isso acontece também porque neste momento, publicamente, só ele está no jogo. E o prefeito sabe bem disso, já que em 2018, quando aparecia liderando com folga a poucos dias da eleição, viu a ascenção meteórica de Wilson Witzel tirar o Palácio Guanabara de suas mãos.

Com o início da campanha eleitoral, a peregrinação dos candidatos nas ruas e a presença de Flávio Bolsonaro junto ao eleitorado, tudo pode mudar. E a eleição ao Governo do Rio caminha para ser uma das mais acirradas das últimas décadas.

Compartilhe Este Artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *