Policiais da Delegacia do Consumidor (Decon), com apoio do Procon-RJ, realizam uma ação contra venda de repelentes acima do valor de mercado, nesta terça-feira (05/03). Estão sendo fiscalizados estabelecimentos em bairros da Zona Norte e da Zona Oeste da Capital e em Niterói, na Região Metropolitana.
A ação foi planejada após uma série de denúncias de que estabelecimentos estariam elevando os preços dos repelentes diante do aumento da procura. A epidemia de dengue fez com que mais consumidores buscassem pelos produtos, para se proteger do aedes aegypti.
No último dia 28, o Procon-Rj divulgou pesquisa de preços de repelentes feita na Capital e em municípios da Baixada Fluminense. Os agentes também visitaram cidades da Região Norte Fluminense e pesquisaram as principais drogarias no e-commerce. A maior variação de preços, de 176,91%, foi encontrada nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá.
“Utilizaremos essa pesquisa para compararmos com os preços praticados no final do ano passado, analisaremos a cadeia de consumo. Nos estabelecimentos que verificarmos um aumento injustificado será instaurado um ato sancionatório, que é o procedimento legal para aplicação da multa”, explicou na ocasião Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.