A prefeitura de Niterói está abrindo um curso para treinar voluntários no resgate de cães, gatos e outros bichos em situações de desastres. Atualmente, a Defesa Civil já conta com 2,8 mil voluntários capacitados para atuar apoiando ações da Defesa Civil durante emergências, mas nenhum deles especializado no socorro dos animais.
Com a iniciativa, Niterói pretende se tornar a primeira cidade do Rio de Janeiro a ter um protocolo envolvendo voluntários para atuar preventivamente e para ajudar animais domésticos em tragédias naturais, como deslizamentos e enchentes, que frequentemente assolam a cidade.
“Vamos capacitar pessoas para conhecer o protocolo de uma evacuação com um animal doméstico, como agir se ele estiver com pequenos machucados, como se comportar com esse animal, como deixar ele abrigado e em segurança”, explica Marcelo Pereira, responsável pela Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), que vai atuar junto com a Defesa Civil nesse treinamento.
O curso acontece nos sábados (9 e 16 de março), das 8h às 13h. As inscrições podem ser feitas pelo link https://encurtador.com.br/mowD5.