Carreta do Mamógrafo Móvel chega a São Gonçalo com mais de 500 exames gratuitos

Jefferson Lemos
A carreta do mamógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estaciona na Praça do Zé Garoto até sábado (25) (Divulgação/PMSG)

A partir desta segunda-feira (20), São Gonçalo recebe uma força-tarefa pela saúde feminina: a carreta do mamógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estaciona na Praça do Zé Garoto até sábado (25), oferecendo mais de 500 exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia, das 8h às 16h.

Outubro Rosa em ação

A iniciativa, fruto de parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado, integra a campanha Outubro Rosa e tem como objetivo acelerar o diagnóstico precoce do câncer de mama — o tipo mais comum entre mulheres no Brasil — além de outras doenças ginecológicas. A carreta atenderá exclusivamente pacientes que já possuem encaminhamento do SUS e estão na fila da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

Atenção às ligações de agendamento

As pacientes devem ficar atentas ao telefone (21) 3195-5198 para confirmar o agendamento. A ligação não pode ser retornada, e quem perder o contato corre o risco de ficar sem atendimento. Os exames disponíveis incluem mamografia, ultrassonografia transvaginal, pélvica e de mamas.

Serviços extras na praça

Além dos exames, a Praça do Zé Garoto também será palco de ações de saúde com vacinação contra gripe e covid-19, aferição de pressão arterial e glicose — todos com livre demanda, sem necessidade de agendamento.

Documentação obrigatória

Para realizar os exames, as pacientes devem apresentar documento oficial de identidade, pedido médico do SUS, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência — todos com cópia.

Resultados rápidos

Os laudos de ultrassonografia serão entregues imediatamente após os exames. Já os resultados das mamografias estarão disponíveis no G2 do São Gonçalo Shopping, no Boa Vista.

“A chegada da carreta é um reforço fundamental para ampliar a oferta de exames preventivos, principalmente no Outubro Rosa. Nosso objetivo é garantir mais agilidade e acolhimento no atendimento, reduzindo filas e salvando vidas através da prevenção”, destacou Amanda Corrêa, subsecretária de Regulação.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *