A conta Gov.br dá acesso a vários serviços oferecidos online pelo Governo Federal. Por isso é fundamental saber como desbloqueá-la. O login pode ter o acesso bloqueado por diferentes motivos e, sem o desbloqueio, não há como ter acesso aos serviços de plataformas digitais como o INSS, Carteira Nacional de Habilitação Digital, portal do candidato do ENEM, cartão do SUS, título de eleitor, entre vários outros. Nestes casos, o jeito é desbloquear a conta Gov.br, através da geração de uma nova senha.
Como dissemos antes, são várias as razões para uma conta Gov.br ser bloqueada. Entre elas, o excesso de tentativas de login, que ocorre quando o usuário esquece a senha ou quando outras pessoas tentam invadir a conta. Vale lembrar que após quatro tentativas seguidas de login sem sucesso em um curto período de tempo a conta é bloqueada para a segurança ou desespero do usuário, caso ele tenha sido o responsável pela digitação da senha errada.
Quando isso acontece, ao inserir a senha, um aviso é exibido, mencionando os erros ERL0002600 ou ERL0000500. Um e-mail notificando o bloqueio é enviado a você. Nesse caso, vale aguardar um tempo para que a conta seja desbloqueada pelo sistema. Mas caso isso não aconteça, o jeito é criar uma nova senha.
Siga os passos a seguir para criar uma nova senha:
- Abra o aplicativo Gov.br, disponível para Android e iOS, e toque em “Entrar com gov.br”;
- Digite seu CPF e toque em “Continuar”;
- Nesta tela, toque em “Esqueci minha senha”;
- Resolva o Captcha e toque em “Avançar”;
- Escolha uma das opções de recuperação disponíveis para gerar uma nova senha e toque em “Enviar código” na página seguinte;
- Insira o código recebido e toque em “Avançar”;
- Digite uma nova senha, em seguida, toque em “Concluir”.
A recuperação da senha normalmente é feita pelo reconhecimento facial, mas é possível tentar outros métodos. Basta clicar em “Recuperar da outra forma”. Usuários de conta nível Prata, podem tentar fazer o login através do banco cadastrado. Já quem possui conta Bronze, pode solicitar que um código seja enviado por e-mail ou SMS. Confira aqui todos eles.
Se nenhum desses métodos der resultado, a solução é preencher um formulário solicitando a recuperação. Usando este método o usuário precisará enviar documentos para comprovar a identidade e ainda por cima terá que aguardar alguns dias para a análise do pedido.
Um detalhe importante: quando a conta Gov.br está sem uso há muito tempo ou precisa de uma senha mais forte, também não é possível acessá-la imediatamente após o login. Nesse caso, após informar as suas credenciais de acesso, também será preciso atualizar os dados cadastrais.