São Gonçalo dá um passo decisivo na modernização da saúde pública. No último sábado (22), a Clínica da Lagoinha recebeu um mamógrafo e um tomógrafo de última geração, que já estão em fase de instalação e testes. A previsão é que os atendimentos ao público comecem na segunda quinzena de dezembro, marcando uma nova etapa na descentralização dos serviços e na ampliação da oferta de exames especializados.
Mais agilidade e menos filas
Com os novos equipamentos, a expectativa é reduzir significativamente as filas da Central de Regulação da Secretaria de Saúde e acelerar diagnósticos em diversas áreas médicas. Até agora, as mamografias eram realizadas apenas no Espaço Rosa (Zé Garoto) e no Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg, Vila Três). Já as tomografias estavam restritas ao Ciesg.
Crescimento expressivo nos atendimentos
– Mamografias: em 2021, foram 10.147 exames. Em 2025, até 24 de novembro, já são 16.179 agendamentos — um aumento de 59,5%.
– Tomografias: em 2021, foram 9.771 exames. Em 2025, até a mesma data, já são 13.130 — crescimento de quase 35%.
O que dizem as autoridades
O prefeito Capitão Nelson destacou que a iniciativa vai mais do que dobrar a quantidade de mamografias realizadas na cidade:
“É mais um lugar para oferecer os exames para toda a população, não só da região da Lagoinha. Ainda teremos mais um mamógrafo no Mutondo e, futuramente, em Neves, que também receberá um tomógrafo.”
O secretário de Saúde, Gabriel Mello, reforçou o impacto da medida:
“A implantação dos equipamentos fortalece a assistência em saúde da mulher e intensifica ações de prevenção e rastreamento precoce do câncer de mama. No caso do tomógrafo, o objetivo é acelerar diagnósticos em áreas como neurologia, traumatologia e oncologia.”
Como agendar
Todos os exames eletivos continuam sendo marcados pela Central de Regulação, mediante encaminhamento das Unidades de Saúde da Família (USFs). É essencial que os pacientes mantenham telefone atualizado e atendam às ligações do número oficial: (21) 3195-5198.
Este avanço coloca São Gonçalo em rota de expansão da rede de saúde, com mais tecnologia, rapidez e acesso para milhares de moradores.
