Dando sequência à série de entrevistas com os vereadores campeões, que se destacaram de alguma forma nas eleições e que assumirão uma cadeira no Legislativo de suas cidades, o site COISAS DA POLÍTICA traz neste sábado (23) um bate-papo com Marlon Rocha (AGIR), reeleito para a Câmara Municipal de Guapimirim. As entrevistas da série serão publicadas na EDIÇÃO ESPECIAL de novembro da REVISTA COISAS DA POLÍTICA.
- Nome completo: Marlon Pereira da Rocha
- Naturalidade: Guapimirim / RJ
- Formação: Tecnólogo em Petróleo e Gás | Pós graduado em Gestão Pública.
- Partido político: AGIR
Foco nas reais necessidades da população
Recordista de votos nas urnas em 2024, Marlon Rocha sagrou-se o vereador mais votado de toda a história de Guapimirim, sendo reeleito com 2.849 votos. Com o respaldo da aprovação popular, parte em 2025 para o novo mandato afirmando que dará continuidade ao seu trabalho no Legislativo Municipal, tendo como prioridades pautas como saúde, educação e geração de empregos. “Também reforçarei o incentivo à cultura e à ampliação do turismo em nossa cidade, promovendo o desenvolvimento local”, diz o parlamentar.
O desempenho expressivo nas urnas não é exclusividade deste mandato. Em 2020, Marlon já havia sido eleito o vereador mais votado da legislatura passada, com 1.190 votos. “Iniciei um mandato sólido, com o objetivo de construir uma história e deixar um legado”, diz o vereador reeleito.
Sua vocação para a política vem de berço. Marlon é irmão da prefeita Marina Rocha e do deputado estadual Julio Rocha, ambos também do Agir.. “Minha família iniciou sua trajetória política em 2004, quando meu pai, César do Modelo, foi eleito vereador no município de Guapimirim”, lembra.
Cristão e conservador, Marlon demonstra não abrir mão dos seus valores. “Sempre defenderei a causa da família”, mas afirma ser uma pessoa moderada. “Eu me considero uma pessoa de centro, buscando equilíbrio entre diferentes perspectivas. Acredito que tanto a direita quanto a esquerda têm pontos importantes a contribuir”. Confira a seguir:
COISAS DA POLÍTICA – O que o levou a entrar para a política? Poderia resumir a sua trajetória?
MARLON ROCHA – Minha família iniciou sua trajetória política em 2004, quando meu pai, César do Modelo, foi eleito vereador no município de Guapimirim. A partir daí, começamos nossa caminhada na política. Meu pai exerceu três mandatos como vereador, e minha irmã, Marina Rocha, foi eleita vereadora em 2012 e deputada estadual em 2018. Foi durante esse período, acompanhando minha irmã, que me interessei pelo cenário político. Em 2020, fui eleito o vereador mais votado daquela legislatura, com 1.190 votos, e iniciei um mandato sólido, com o objetivo de construir uma história e deixar um legado. Em 2024, fui reeleito com 2.849 votos, tornando-me o vereador mais votado da história de Guapimirim.”
COISAS DA POLÍTICA – Quais as principais pautas que pretende trabalhar em seu mandato?
MARLON ROCHA – Continuarei dedicando meu trabalho a pautas prioritárias, como saúde, educação e geração de empregos. Também reforçarei o incentivo à cultura e à ampliação do turismo em nossa cidade, promovendo o desenvolvimento local.
COISAS DA POLÍTICA – Deixando a política de lado, a que outras atividades costuma se dedicar? O que gosta de fazer, por exemplo, em suas horas vagas ou de lazer?
MARLON ROCHA – No meu tempo livre, gosto de estar com minha família e de ir à igreja da qual faço parte. Além disso, uma das minhas grandes paixões é o futebol e, sempre que possível, faço questão de acompanhar os jogos.
COISAS DA POLÍTICA – Diante da polarização que tomou conta do País, de que lado você se considera? Direita ou esquerda? E você avalia que a direita e a esquerda estão cumprindo bem os seus papéis?
MARLON ROCHA – Sou cristão, conservador e sempre defenderei a causa da família. Eu me considero uma pessoa de centro, buscando equilíbrio entre diferentes perspectivas. Acredito que tanto a direita quanto a esquerda têm pontos importantes a contribuir, desde que as discussões sejam pautadas no respeito e no interesse público. O mais importante, na minha visão, é construir pontes e trabalhar por soluções que unam a sociedade, deixando de lado os extremos e focando nas reais necessidades da população.