Dando sequência à série de entrevistas com os vereadores campeões, que se destacaram de alguma forma nas eleições e que assumirão uma cadeira no Legislativo de suas cidades, o site COISAS DA POLÍTICA traz nesta sexta (29) um bate-papo com Diego Faro (PL), eleito para a Câmara Municipal do Rio. As entrevistas da série serão publicadas na EDIÇÃO ESPECIAL de novembro da REVISTA COISAS DA POLÍTICA.
- Nome completo: Diego De Andrade Faro Teles
- Naturalidade: Rio de Janeiro
- Formação: Publicitário
- Partido político: PL
Empreendedorismo como inclusão social
Com forte atuação em paróquias e comunidades, Diego Faro teve seus trabalhos sociais e projetos de inclusão reconhecidos nas urnas, sendo eleito com 12.675 para a Câmara Municipal do Rio. “Como missionário vicentino, na igreja, aprendi o valor do serviço ao próximo e a importância de estar presente para quem mais precisa”, conta o vereador eleito, que levou seus projetos para a política, tendo se destacado nos cargos que ocupou, entre eles o de subsecretário de Ações Comunitárias no governo Cláudio Castro (PL).
A defesa da família é uma das principais bandeiras que o vereador eleito pretende levar para o Palácio Pedro Ernesto. “Para mim, os valores cristãos, a defesa da vida e o fortalecimento da família são princípios fundamentais”, destacou.
O vereador eleito também disse que focará seu mandato no incentivo ao empreendedorismo, com atenção especial ao empreendedorismo feminino e à inclusão de pessoas com deficiência e mães atípicas.
“Quero garantir políticas de apoio real, que ofereçam capacitação, acesso a crédito para empreendedores, suporte para famílias e a promoção de valores que ajudam a construir uma sociedade mais justa”.
Como reflexo de sua postura conservadora e cristã, Diego faro aposta na liberdade e respeito às escolhas das famílias na formação de seus filhos.
“Defendendo uma educação que respeite o papel das famílias, livre de ideologias de gênero e de qualquer incentivo ao uso de drogas”. Confira a seguir:
COISAS DA POLÍTICA – O que o levou a entrar para a política? Poderia resumir sua trajetória?
DIEGO FARO – Minha caminhada na vida pública começou muito antes de perceber que esse seria meu destino. Como missionário vicentino, na igreja, aprendi o valor do serviço ao próximo e a importância de estar presente para quem mais precisa. Sem saber, aquela vivência na comunidade estava me preparando para a política. Foi ali que entendi que servindo ao próximo podemos transformar realidades.
Em 2019, fui convidado pelo governador Cláudio Castro, meu amigo de anos, para trabalhar no governo do estado como seu assessor pessoal. Em 2021, fui nomeado diretor de publicidade e, em seguida, subsecretário de ações comunitárias. Essas experiências me mostraram em como a política me oferece a oportunidade de levar ainda mais adiante o compromisso que tenho com as famílias cariocas.
COISAS DA POLÍTICA – Quais são as principais pautas que pretende trabalhar em seu mandato?
DIEGO FARO – Meu foco principal será o fortalecimento das famílias cariocas, incentivo ao empreendedorismo — com atenção especial ao empreendedorismo feminino — e a inclusão de pessoas com deficiência e mães atípicas. Quero garantir políticas de apoio real, que ofereçam capacitação, acesso a crédito para empreendedores, suporte para famílias e a promoção de valores que ajudam a construir uma sociedade mais justa.
COISAS DA POLÍTICA – Deixando a política de lado, a que outras atividades costuma se dedicar? O que você gosta de fazer, por exemplo, em suas horas vagas ou de lazer?
DIEGO FARO – Gosto de estar com a família e amigos, acompanhar os jogos do Vasco, jogar futebol, praticar atividades físicas e participar das atividades da igreja. Busco contribuir com a evangelização por meio da música, especialmente nos shows com a banda Em Nome do Pai.
COISAS DA POLÍTICA – Diante da polarização que tomou conta do País, de que lado você se considera? Direita ou esquerda? E você avalia que a direita e a esquerda estão cumprindo bem os seus papéis?
DIEGO FARO – Para mim, os valores cristãos, a defesa da vida e o fortalecimento da família são princípios fundamentais. Sou um conservador e acredito em uma sociedade que valoriza a responsabilidade individual, a liberdade e o respeito às escolhas das famílias na formação de seus filhos. Defendendo uma educação que respeite o papel das famílias, livre de ideologias de gênero e de qualquer incentivo ao uso de drogas. Esses valores são a base do meu compromisso com a população, e foi por isso que me filiei ao PL, que compartilha e sustenta esses ideais.