Niterói ignora apagões e troca frota por carros elétricos

Jefferson Lemos

O prefeito de Niterói, Axel Grael, é mesmo um sujeito otimista. Ele acabou de entrar com uma ação civil pública contra a Enel, porque falta luz na cidade quase todo dia, mas resolveu trocar parte da frota de carros a combustão por veículos elétricos.

“Vários bairros e comunidades de Niterói ficaram dias sem energia elétrica após as fortes chuvas. Esse é um transtorno inaceitável. A empresa não tem um plano de contingência para atuar em situações de emergência. Estamos vivendo em tempos de mudanças climáticas. Precisamos de uma concessionária que saiba lidar com isso e a empresa mostra que não tem essa capacidade”, disse o prefeito, mês passado, ao entrar com a ação na Justiça.

Mesmo assim, a licitação para o aluguel de 46 carros elétricos foi levada adiante. Pelo menos, junto com os veículos, o fornecedor vai entregar 20 carregadores wallbox. Melhor que a Apple, que só coloca o cabo na caixa do Iphone (rs).

A prefeitura ainda não divulgou quanto a empresa vencedora cobrou, mas o valor estimado no edital chegava perto de R$ 19 milhões por 30 meses. A frota está prevista para ser entregue no mês que vem. Além de carros de passeio, há duas picapes e dois furgões.

Se não faltar energia na tomada, os novos veículos serão usados pelas secretarias de Conservação e Serviços Públicos, de Urbanismo e Mobilidade, do Clima, de Meio Ambiente e pela Defesa Civil.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress