O vereador Poubel (PL) reagiu com indignação ao vídeo em que o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, sugere que uma professora deixe a sala e até mesmo a profissão. O comportamento do titular da pasta ocorreu ao receber críticas da profissional enquanto palestrava em uma escola.
Poubel considera inaceitável a postura de Renan Ferreirinha, incompatível para o cargo que ocupa.
“Não há justificativa para o secretário de Educação destratar e debochar de uma mulher, uma professora. Se ele não está preparado para receber críticas, que peça exoneração do cargo. Esse é o reflexo do péssimo Governo Eduardo Paes”, afirma Poubel, que vai formalizar repúdio a Renan Ferreirinha na Câmara Municipal.
A fala do secretário de Educação aconteceu durante uma reunião com profissionais da rede municipal, após a docente questioná-lo sobre a não efetivação de professores no Diário Oficial do município, dez meses após a conclusão do estágio probatório.
O vídeo foi divulgado nas redes sociais pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio (Sepe-RJ). Em vez de responder à pergunta, Ferreirinha ironizou. “Você está trazendo pontuações em um clima bastante bacana, alegre […]. Mas, sabe, professora, você não é obrigada a estar aqui. Pode muito bem levantar e seguir super tranquilo […]. Você não é obrigada a, por exemplo, nem a ser professora”, declarou.
Em nota oficial, o secretário disse que “tem muito respeito pelo trabalho da professora”. Já o Sepe afirmou que a Secretaria de Educação “mantém como prática não admitir críticas, não promover o diálogo verdadeiro e nem buscar soluções para os questionamentos sobre a real situação da rede municipal ou dos profissionais que nela trabalham”.