Estado do Rio pode liberar espaços públicos para retiros cristãos

Jefferson Lemos
“O Estado deve incentivar o convívio respeitoso e harmônico entre as famílias. Os retiros cristãos são espaços de reflexão, espiritualidade e transformação social”, defende Renan Jordy (Freepik)

Em uma proposta que promete acabar com ociosidade de espaços públicos e ainda valorizar fé, o deputado estadual Renan Jordy (PL) apresentou o Projeto de Lei Nº 5050/2025, que autoriza o governo do Rio de Janeiro a ceder gratuitamente locais como escolas, quadras esportivas, teatros e bibliotecas para a realização de retiros e encontros cristãos.

Iniciativa para fortalecer vínculos e reduzir criminalidade

A medida, que já tramita na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), reconhece os retiros como manifestações culturais relevantes e propõe que o Estado atue como facilitador dessas atividades. Segundo Jordy, os encontros religiosos promovem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de contribuírem para a redução da violência, da criminalidade e do uso de drogas.

“O Estado deve incentivar o convívio respeitoso e harmônico entre as famílias. Os retiros cristãos são espaços de reflexão, espiritualidade e transformação social”, defende o parlamentar.

Renan Jordy garante R$ 1,3 milhão para educação no interior fluminense

Engajamento e solidariedade

Jordy também destaca o papel dos eventos religiosos no engajamento de jovens e adultos, afirmando que eles ajudam a construir uma sociedade mais justa, solidária e comprometida com a dignidade humana.

Proposta passará pelas comissões

Antes de ir à votação em Plenário, o projeto será analisado por três comissões da Alerj. Se aprovado, poderá abrir caminho para uma nova política de apoio institucional à fé cristã no estado.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *