Após receber inúmeras reclamações de componentes de escolas de samba que temem ficar a pé no meido da noite e madrugada afora, o deputado estadual Yuri (PSOL) encaminhou ofício ao governador Cláudio Castro (PL) solicitando a alteração nos horários do Metrô Rio nos dias de ensaio técnico, para que seja estendido o funcionamento até as 2h.
O deputado também pede aumento no número de trens para aumentar a capacidade de transporte e o reforço no policiamento nas estações de metrô e nos arredores dos locais de ensaio das agremiações, garantindo a segurança dos usuários e foliões.
O parlamentar explica que atrasos costumam ocorrer nas apresentações e o público, em sua maioria é oriundo das comunidades. Além disso, os ensaios atraem um grande número de turistas e a extensão do horário do metrô pode contribuir para aumentar o fluxo de visitantes, gerando mais receita para o comércio local e o setor de turismo.
“A falta de transporte público adequado após os ensaio técnicos pode levar ao uso de transportes informais e inseguros, além de causar transtornos para os moradores das áreas próximas aos locais dos eventos”, justifica Yuri no ofício.
O parlamentar destaca que as medidas sugeridas contribuem para a valorização do Carnaval como um dos principais eventos culturais do mundo, reforçando a imagem do Rio como um destino turístico de excelência.