Ex-prefeito de Maricá por dois mandatos, o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ) recebeu nesta segunda (4/12) a Medalha Tiradentes, no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro.
A homenagem ocorreu logo após uma apresentação da escola de samba União de Maricá, que levou músicos, passistas e porta-bandeira para o Palácio Tiradentes.
A condecoração foi entregue pelo deputado estadual Dionísio Lins (PP-RJ), que elogiou Quaquá por sua atuação como prefeito de Maricá (ganhou as eleições em 2008 e foi reeleito em 2012).
“Quaquá fez com que Maricá fosse uma referência de gestão para o Brasil”, afirmou Dionísio Lins. “Tudo o que ele (Quaquá) toca vira ouro”, complementou.
Lins citou dois exemplos de ideias bem-sucedidas de Quaquá em Maricá: a moeda social Mumbuca, usada para compras pelos moradores, e a Tarifa Zero, que garante gratuidade nos ônibus.
Quaquá, que atualmente tamém é vice-presidente do PT Nacional já anunciou que pretende retornar à prefeitura de Maricá nestas eleições de 2024.
Ao comentar sua atuação como deputado federal, Quaquá citou que neste ano ajudou a criar a Frente Parlamentar em Defesa do Samba e também a Frente Parlamentar África, América Latina e Caribe.
“O que precisamos é de investimento em cultura e educação, para que as favelas deixem de ser problema e se tornem potência”, defendeu.