No Rio de Janeiro, 75% dos eleitores ainda não escolheram candidato para governador em 2026, o que mostra uma eleição longe de estar definida no estado. É o que aponta levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda (7/4).
Embora Eduardo Paes (PSD) apareça com pouco menos de 50% nas simulações estimuladas, no cenário espontâneo o atual prefeito do Rio tem apenas 8% da preferência do eleitorado, o que corresponde, na prática, ao mesmo percentual dos votos brancos e nulos.
Eduardo Paes é atualmente o único nome dado como certo na competição para governador, o que certamente influenciou a seu favor no resultado da pesquisa.
Não será a primeira vez que Paes disputará o governo do Rio, onde amarga derrotas nas urnas. Em 2006 ele teve pouco mais de 5% dos votos. Já em 2018, largou na frente, mas ao contrário da facilidade que esperava, o prefeito carioca teve apenas uma pequena margem na capital e sofreu uma expressa derrota na Baixada Fluminense.
Pesquisa espontânea
- Eduardo Paes – 8,0%
- Cláudio Castro – 4,6%
- Rodrigo Bacellar – 1,0%
- Delegado Ramagem – 0,7
- Tarcísio Motta – 0,6%
- Washington Reis – 0,5%
- Marcelo Freixo – 0,4%
- Thiago Pampolha – 0,2%
- Outros nomes citados – 0,8%
- Não sabe/Não opinou – 75,4%
- Ninguém/Branco/Nulo – 7,9%
Para a pesquisa foram ouvidas 1.680 pessoas em 60 municípios do Rio de Janeiro, de 31 de março a 4 de abril de 2025. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais o para menos.