Em um avanço significativo para a medicina integrativa, o estado do Rio de Janeiro passa a reconhecer oficialmente a osteopatia como prática de assistência à saúde. A medida foi consolidada com a sanção da Lei Estadual 10.972/2025, de autoria da deputada Índia Armelau (PL), e recém publicada em edição extra do Diário Oficial.
Semana Estadual de Conscientização sobre a Osteopatia entra no calendário oficial
A nova legislação institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Osteopatia, que será celebrada anualmente na semana do dia 22 de junho — data que marca o Dia Mundial da Osteopatia. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre os benefícios dessa abordagem terapêutica, que atua por meio da manipulação e mobilização manual do sistema músculo-esquelético para restaurar o equilíbrio corporal, aliviar dores e melhorar a qualidade de vida.
Deputada Índia Armelau lança na Alerj projeto para salvar crianças da sexualização precoce
Tratamento natural para dores, disfunções e até problemas congênitos
A osteopatia é indicada para uma ampla gama de condições, como hérnias de disco, dores lombares, articulares, cefaleias, refluxo, constipação intestinal, TPM, insônia e fadiga. Também tem ganhado espaço no cuidado de recém-nascidos e crianças com síndromes e deformidades cranianas, oferecendo alternativas não invasivas e eficazes.
Deputada destaca benefícios da prática para atletas e população em geral
“Sou atleta de crossfit e conheci a eficiência da medicina osteopática através do trabalho excelente de fisioterapeutas especializados. A osteopatia pode ser vantajosa para toda a população fluminense como uma forma de assistência à saúde, utilizando um método natural e com resultados eficazes”, afirmou a deputada Índia Armelau, autora da proposta.
Com a sanção do governador Cláudio Castro (PL), o Rio de Janeiro dá um passo importante na valorização de práticas complementares à medicina tradicional, promovendo saúde com foco na prevenção e no bem-estar.