Em uma cerimônia marcada por aplausos e reconhecimento, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) prestou homenagem nesta terça-feira (11) à tenente PM Kelly Patrícia, única mulher a liderar uma equipe na megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha. A moção de aplausos foi entregue pela deputada estadual Índia Armelau (PL), que exaltou a coragem e competência da oficial.
Com quase dois anos de atuação no Batalhão de Choque da Polícia Militar, Kelly comandou uma equipe responsável por 25 prisões e pela apreensão de 19 fuzis durante a operação Contenção, deflagrada em 28 de outubro contra a facção Comando Vermelho. A ação resultou em 121 mortos, incluindo quatro policiais, e na apreensão de 118 armas — entre elas 91 fuzis — além de explosivos, munições e entorpecentes.
Recebida com entusiasmo pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), a tenente foi saudada como símbolo de liderança feminina nas forças de segurança. “Estamos reconhecendo a bravura de uma mulher que honra o uniforme e contribui decisivamente para a defesa do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Armelau.
A homenagem à tenente Kelly representa não apenas o reconhecimento institucional, mas também um marco na valorização da presença feminina em operações de alta complexidade no combate ao crime organizado.
